Meditação dos Primeiros Sábados – Setembro – 2020


4º Mistério Doloroso: Jesus carrega sua cruz até o Calvário

Sinal do nosso triunfo e salvação. Em setembro iremos considerar o 4º Mistério doloroso do Rosário – Jesus carregando sua Cruz até o alto do Calvário – tendo em vista a Festa da Exaltação da Santa Cruz, celebrada neste mês. O símbolo glorioso dos cristãos, a fonte de nossa esperança e de nossa salvação eterna era um instrumento de castigo e de humilhação, antes do holocausto redentor de Jesus no Gólgota. Depois da Paixão, tornou-se o nosso sinal de perene triunfo. É pela Cruz que chegamos à Luz imorredoura do Céu.
Composição de lugar
Para nossa composição de lugar, imaginemos como o Divino Salvador abraçou com suma resignação a sua cruz, logo após ser sentenciado à morte no tribunal de Pilatos. Ele a quis com todo o seu desejo de consumar o sacrifício pela nossa Redenção. Vejamos, com os olhos da alma, Jesus carregando sua cruz ao longo da Via Dolorosa, até o alto do Calvário.
Oração Preparatória
Ó Santíssima Virgem de Fátima, Vós que pedistes na Cova da Iria a reparação pelos pecados cometidos contra vosso Coração Imaculado, alcançai-nos de vosso amado Filho as graças para bem meditarmos no mistério do Rosário onde O contemplamos carregando sua cruz ao Calvário. Que Ele ilumine nosso entendimento e nos faça compreender o amor infinito que O levou a sacrificar-Se por nossa salvação, abraçando um instrumento de opróbrio e de castigo para nos resgatar da morte e do pecado. E que, pela misericórdia d’Ele, sejamos capazes de corresponder – com nossa busca pela santidade – a esse amor indizível por nós. Amém.

0 comments