A São Domingos diz Nossa Senhora:
“Prega o meu Rosário! Prega o meu Rosário e a piedade há de reflorescer na Igreja e o mundo será salvo”
Ora, salvar o mundo não é obra da pregação evangélica? Porque manda Nossa Senhora pregar o Rosário quando os hereges negavam as mais belas e fundamentais verdades ensinadas por Nosso Senhor no Evangelho?
Porque a pregação do Rosário supõe e contém a pregação do Evangelho, é a síntese, a suma do Evangelho de Cristo.
Enquanto São Domingos não pregou a palavra de Deus na contemplação dos mistérios do Santo Rosário, inutilmente havia tentado a conversão dos terríveis Albigenses. E depois, que prodígio! Ao ouvir de Maria aquele: “prega o meu Rosário”, compreendeu que o “Ide pregai o Evangelho” é muito mais eficaz com o Rosário, no Rosário e pelo Rosário. É o mais eficaz meio de pregar.
A experiência do Santo Patriarca e de todos os Apóstolos do Rosário está feita, e os séculos não a desmentiram. A voz autorizada de tantos Pontífices Romanos nos afirma como o Rosário pregado e meditado, é instrumento poderoso e eficaz na pregação do Evangelho.
A Santa Mãe de Deus apresentara Domingos a Jesus, como refere a celebre visão relatada pela “Vitae Fratrum” [Cap. 1, n. 4]. Dizia Nossa Senhora ao Juiz Eterno, irritado pelos pecados do mundo:
“Esse meu Servo anunciará a vossa palavra aos homens, que se converterão e Vos buscarão a Vós, Salvador de todos”
Nosso Senhor, respondendo, disse:
“Eu o aceito. Ele há de realizar perfeitamente e com zelo o que dissestes, minha Mãe.”
A Jesus apresentou Nossa Senhora o seu escolhido São Domingos. E a São Domingos apresentou Ela o Rosário para o desempenho cabal da missão do Santo Pregador.
Os apóstolos de hoje, os que hão de pregar o Evangelho para vencer heresias mais perigosas e terríveis que as dos Albigenses, como poderão triunfar sem Maria? Tomemos o santo Rosário, todos quantos desejamos salvar almas para Cristo e sua Igreja. Depois que Nossa Senhora deu a São Domingos o Rosário, compreendamos que pregar o Evangelho sem pregar o Rosário, os mistérios do Rosário, não parece, o melhor método de apostolado. Pelo menos não há de ser o mais eficaz?
Um pároco de França, lê-se no “Apostolat du Rosaire”, havia organizado em sua paróquia a confraria do Rosário. Reuniu as zeladoras e lhes repetiu as palavras de Jesus Cristo aos apóstolos:
“lte praedicate Evangelium” — Ide pregai o Evangelho
— Pregar o Evangelho?! Como havemos de pregar o Evangelho se não o podemos nem sabemos fazer?
— Sim, minhas senhoras, ide pregai o Evangelho pelo Rosário. O Rosário é a suma do Evangelho. Quem pregar os mistérios do Rosário o propaga, o ensina, incentiva nas almas esta devoção, prega o Evangelho.
Espalhai o Rosário em todas as famílias da paróquia, fazei com que se meditem os seus mistérios e pregareis o Evangelho. Eis porque vos digo e repito:
“Ide e pregai o Evangelho!”
0 comments