O Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem, capítulo IV e V

Capítulo IV
Natureza da Perfeita Devoção à Santíssima Virgem Maria

Esta devoção consiste em nos darmos inteiramente à Santíssima Virgem, para que por Ela pertençamos inteiramente a Jesus Cristo.
É preciso dar-lhe:

1º Nosso corpo, com todos os seus sentidos e membros;
2º Nossa alma, com todas as suas potências;
3º Nossos bens exteriores, chamados de fortuna, presentes e futuros;
4º Nossos bens interiores e espirituais, que são os nossos méritos, virtudes e boas obras passadas, presente e futuras.

Capítulo V
Motivos que Tornam esta Devoção Recomendável

Esta Devoção nos Consagra Inteiramente ao serviço de Deus

Esta Devoção de que falamos aqui nos leva a entregarmos sem reservas a Jesus e a Maria todos os pensamentos, palavras, ações, sofrimentos e instantes da nossa vida. Desse modo, poderemos sempre dizer que tudo o que fazemos pertence a Jesus e a Maria em virtude do nosso oferecimento, a não ser que o tenhamos expressamente revogado. 

Faz-nos imitar o exemplo dado por Jesus

Este bom Mestre não recusou encerrar-se no seio da Santíssima Virgem como um cativo e escravo de amor, sem ser-lhe submisso e obedecer-lhe durante trinta anos.

Oferece-nos a assistência materna da Virgem Maria

A Santíssima Virgem, quando vê que alguém se lhe dá totalmente para honrá-lo e servi-la, despojando-se do que tem de mais querido para amá-la, dá-se também inteiramente a quem tudo lhe deu.

Meio excelente para procurar a maior glória de Deus

Esta Devoção, finalmente praticada, é meio excelente para fazer com que o valor de todas as nossas boas obras seja utilizado para a maior glória de Deus.

Conduz à união com Nosso Senhor

Esta Devoção é um caminha fácil, curto, perfeito e seguro para chegar à união com Deus, na qual consiste a perfeição cristã.

Dá uma grande liberdade interior

Esta prática de Devoção dá uma grande liberdade interior àqueles que a observam fielmente. É a liberdade dos filhos de Deus.

Faz obter grandes bens para o próximo

Por esta prática exercemos a caridade para com o próximo duma maneira eminente. Consentimos que todos os méritos que adquirimos até a hora de nossa morte sejam aplicados, segundo a vontade da Santíssima Virgem, pela conversão dos pecadores ou pela libertação das almas do Purgatório.

Na hora da morte verificar-se-á que uma pessoa realmente fiel a esta prática, terá livrado, por este meio, muita almas do Purgatório e convertido muitos pecadores, embora só tenha praticado as ações comuns de seu cotidiano. Que glória para a eternidade! 

Esta Devoção é um meio admirável de perseverança

Por que a maior parte das conversões dos pecadores não duradouras? Esta desgraça provém de que estando o homem tão fraco e inconstante, se fia em si próprio e se julga capaz de guardar o tesouro das suas graças, virtudes e méritos. Por meio desta Devoção, confiamos à Santíssima Virgem - e sabemos como Ela é fiel - tudo o que possuímos.

Continua em outro post o próximo capítulo.

0 comments