Consagração

CONSAGRAÇÃO À SANTÍSSIMA VIRGEM COMO FILHOS DE MARIA


O Consagra-te é um evento mariano, com objetivo de consagrar os cristãos ao Imaculado Coração da Virgem Santíssima, tornando-se Filhos e Filhas de Maria. A Consagração à Santíssima Virgem é uma prática de devoção antiquíssima e remonta aos primeiros séculos da Igreja. Vários santos da Igreja se consagraram de um modo muito particular às mãos de Maria. Com o passar dos séculos, esse ato de consagrar-se à Maria experimentou uma admirável evolução no sentido de que, cada vez melhor se compreende o que esta prática significa na vida cristã. Com São Luís Maria Grignon de Montfort, pelo livro "O Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem", a doutrina e a prática tornaram-se populares.
A Consagração consiste numa entrega total de si mesmo a Nossa Senhora, para que, por meio dela, possamos mais perfeitamente pertencer a Deus. A finalidade desta entrega a Nossa Senhora é nos unir a Jesus Cristo e nos fazer crescer em sua graça. Entreguemo-nos totalmente a Nossa Senhora para que Ela nos ensine a cumprir em nossa vida a Santíssima vontade de Deus como Filho de Maria.

 A preparação consiste em:

1 – Inscrever-se em um grupo de preparação para a consagração, espalhados por todo o país, através da Campanha Nacional de Consagração à Virgem Santíssima;
2 - Ler o livro de São Luís Maria de Montfort, “O Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem”;
2 – Participar de encontros de formação para a Consagração, ou buscar formação em vídeos disponíveis na YouTube (como o do Pe. Paulo Ricardo, disponível aqui no blogue) ou livros que abordem o assunto;
3 – Rezar as orações de preparação durante as 4 semanas que antecedem a consagração.
4 - Fazer uma confissão individual antes da consagração.
5 - Participar da Missa de Consagração à Virgem Santíssima.
6 - Rezar em uma Missa de Consagração a oração de Consagração à Maria ou sozinho diante de um Sacerdote (se não for possível nenhum desses modos, faça-se sozinho), e ser revestido da medalha de Nossa Senhora, cadeia, aliança ou qualquer outro sinal sacramental que recorde sua Consagração à Virgem Maria; lembrando que esses sinais sacramentais devem ser abençoados por um Sacerdote.
7 - Renovar a Consagração uma vez por ano em uma Missa em honra a Nossa Senhora.

As Orações de Preparação:

As orações têm como objetivo preparar para a consagração, tem a duração de 30 dias. Casa semana há orações específicas e leituras bíblicas referentes ao tema de preparação. Na primeira semana de preparação é um momento de conhecer a si mesmo. Na segunda semana é conhecer Nossa Senhora. Na terceira é conhecer Jesus Cristo, e na quarta um aprofundamento sobre o sentido e exigências da consagração.

Orações para os 30 dias de preparação. (Material poderá ser acessado aqui).


Referência aos textos do Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem

O presente blogue apresenta os textos do "Tratado da Verdadeira devoção à Santíssima Virgem" de autoria de São Luís Maria Grignion de Montfort (31/01/1673 - 28/04/1716). Todos os resumos e textos são baseado na tradução do texto original francês.